quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Demasiado eu

Caminhando e me equilibrando sobre o cordão da calçada com os braços cruzados para atrás e fixando os olhos no chão pensando profundamente eu desperto e vejo as pessoas reparando na minha "loucura" de caminhar diferente. Algo tão simples mas que despertou horror nos olhos das pessoas. A loucura de não seguir o padrão imposto por ninguém além de nós mesmos. A loucura de insistir em ser eu mesmo e agir da maneira que me convém.

Enquanto uns se perdem de si mesmos sendo personagens que não querem ser, eu procuro não me perder de mim e ser eu mesmo, sem medo. Medo eu teria se me visse sendo algo que os outros querem que eu seja, comprando coisas que eu não gosto mas comprando porque os outros pensam que gostam e assim me adequando a forma de não ser e não viver.

Enquanto eu me perco em contradições, mudando de opinião, gostando do que odiava, pedindo desculpas a meu inimigo, outros seguem derrubando toda e qualquer chance de encontrar o seu próprio caminho apenas para evitar a vergonha de ser diferente, a vergonha de ser singular.

Deixamos de comprar o que queremos e gostamos para comprar e usar o que faz as outras pessoas gostarem ou apenas não julgarem estranho. Escondemos um amor, uma experiência. Porque se descobrirem que você fez e gosta de algo fora dos padrões, você passará vergonha. Mais uma vez, vergonha de ser você, unicamente você.

Cada vez mais deixamos a personalidade para aderir aos costumes de um grupo. Assim deixando de ser "eu" para ser "nós".

Viva e seja. Nunca é tarde para voltar e encontrar a paz e a alegria de ser único.

Um comentário:

  1. As influências da mídia contribuem com isso,pois as pessoas se deixam manipular pelo que a mídia vende com suas propagandas,sendo assim,a sociedade cria determinados padrões para seguirmos.Uma vez que alguém esteja fora dos padrões da sociedade,essa pessoa é criticada e rotulada como se fosse uma alienígena,a qual este mundo não pertence.
    Um comercial televisivo divulga um produto X,esse anuncia que o seu produto deve ser usado porque o consumidor se tornará mais interessante se usufruir da mercadoria,caso a pessoa não utilize o mesmo,não será valorizada,ao contrário do que seria usá-lo.Então pessoas compram esse produto porque pensam que irão se tornar mais interessantes,conforme o comercial havia dito.Usam para ser e não porque realmente gostam.A sociedade perde a sua verdadeira identidade,vestem máscaras que a publicidade através da mídia proporciona.Ninguém quer se arriscar a ser diferente,ninguém quer ser um alienígina,preferem ser seres interessantes que usam "embalagens" do momento,mas pelo menos assim se encaixam nos padrões que a sociedade oferece.



    "A mídia não é apenas a mensagem. A mídia é uma massagem. Estamos constantemente sendo acariciados, manipulados, ajustados, realinhados, e manobrados."
    ( Joey Skaggs )

    ResponderExcluir