domingo, 5 de setembro de 2010

Futuro do Pretérito

Eu estava aqui pensando com os meus botões e desenvolvendo um assunto que eu ando pensando faz um bom tempo: Como seria a história da humanidade sem a presença da Igreja?


Bom, eu não sou nem um pouco fã de nenhuma igreja, pelas diversas barbaridades que ela causou ao longo dos tempos e seus reais e primitivos objetivos que se tornaram complexos com o passar dos anos. Mas você ja parou pra pensar como seria sem ela? Como seria se não existisse algo impedindo a constante evolução científica e tecnológoca?

Quem já estudou História sabe o quanto os cientistas eram perseguidos na idade média por provar coisas nas quais a igreja era contra. Como Galileu que tentou provar que a Terra era redonda e foi perseguido, ou Charles Darwin que foi duramente criticado pela teoria da Evolução das espécies, mesmo após a idade das trevas.

Imagine como seria se no ano de 1200 a medicina estivesse tão avançada quanto a medicina do século XX, se  o computador tivesse sido inventado no xéculo XIV, se armas nucleares estivessem prontas para uso no mesmo século, imagine o futuro no passado.

Ok, depois de pensar nisso tudo imagine a Primeira Guerra Mundial com toda essa tecnologia, e a Segunda Guerra Mundial então? Imagina o exército de Hitler com armas mais avançadas do que as atuais, se é que precisasse de exército pra usar as armas, nada que uma bomba nuclear não resolvesse, certo?

Mas é só uma hipótese, talvez sem essa proibição da Filosofia e cultura pela igreja o mundo seria mais inteligente, as pessoas mais educadas e menos ambiciosas, talvez guerras não seriam soluções na cabeça daqueles líderes.

Pense você mesmo em um ponto na história da humanidade sem algo que foi marcante na história verdadeira.



Não entendeu nada? Isso mesmo, agora você está pegando o espírito da coisa. Hahahaha

3 comentários:

  1. Imaginar um mundo sem Igreja é imaginar um mundo impossível, a religião é parte integrante das pessoas. Onde houver uma coisa acontecendo fora do alcance do poder de alguém, vai ter quem explique usando a religião (um desastre natural, a morte etc.), resumindo: um mundo sem religião não poderia surgir. Acho até que não tem como surgir um dia a partir do nosso, quer dizer, acho que nunca estaremos livres da religião.

    Agora, mais especificamente, sobre a religião atravancando o progresso. É uma questão bastante delicada, porque de um lado é a religião impedindo que possamos pesquisar coisas que podem fazer bem a sociedade, baseando-se sempre em questões morais antigas e tal, e de outro lado estão os cientistas que meio que esquecem que suas ações tem reflexo no mundo real. Sim, é muito bom ter a tecnologia nuclear, e ela só matou milhões porque a usaram para o mal, mas será que é certo desenvolver esse tipo de conhecimento em uma sociedade que não está preparada para perceber que as tecnologias devem ser usadas para o bem?

    Enquanto houver gente com problemas insolúveis (que acharão conforto irracional na religião) e gente burra (que não vão matar enquanto o padre disser isso), a religião fica. Quanto mais gente se libertar dela, no entanto, melhor.

    Abraço!

    PS: esse blog vai longe!

    ResponderExcluir
  2. Uou, agora que parei pra prestar atenção: muito foda o subtítulo do blog! "Para você que pensa."...

    Isso diminui consideravelmente o teu público :P

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Chiquititas, isso diminui o seu público consideravelmente, mas pelo menos o blog vai ter conteúdo (algo raro nessa era de vlogs).

    Somos nós que levantamos voo grande mago!

    ResponderExcluir